quinta-feira, 17 de março de 2011

ARTE BRASIL -- LILIANA QUINTERO -- COELHINHO CARROCEIRO DE FUXICO (10/02...

Gente! Que fofura esse coelhinho!!! Parabéns Liliana Quintero! Sempre com trabalhos lindos!!

Receita: Tapete Rosa – Fio Isis Estilotex


Material:

•Dois novelos de Fio Isis Estilotex ordem FCR001 (400g) na cor rosa 07;
•ag. para crochê 4,5mm;

Abreviaturas e pontos empregados:

•p. – ponto; corr. – correntinha; p.bx. – ponto baixíssimo, p.b – ponto baixo, p.a – ponto alto, pico: (3 corr., 1p.bx. na 1º corr.); carr. – carreira; rep – repita ou repetição; trab – trabalhe.
Execução:

• Tapete – Usando o Fio Isis Estilotex rosa 07 e agulha de crochê 4,5mm, inicie a peça com i, cordão de 46 corr. Faça na 1ª carr.: 5 corr., *1 p.a, 2 corr.*, rep. De *a* por mais 13 vezes, 1 p.a. Da 2ª carr. Até a 17ª carr., continue seguindo o diagrama 1 na cor representada em vermelho, trab. Em carr. De ida e volta. Em seguida trab. Em carr. Circulares acompanhando o diagrama representado na cor preta por 11 carr., feche cada carr. Com 1 p.bx.

Receita: Colete Vinho Fio Cisne Fast


Criação: Maria de Lourdes Mareth para Coats Corrente
Execução: Zuleica Sani
Tamanho: 40/42
Material:

•5 nov. Cisne Fast (nov. de 100 g) na cor vinho (110);
•ag. para tricô Corrente Milward nº 7;
•ag. Tapestry Corrente Milward nº 16 para as costuras;
•ag. para crochê de alumínio Corrente Milward (6.00 mm);
•3 pares de ganchos niquelados.

Tensão do ponto: 10 x 10 cm = 8 p. x 12 carr. (medidos sobre o p.m.).

Abreviaturas e pontos empregados:

p.- ponto, ag.- agulha, m.- meia, t.- tricô, carr.- carreira, trab.- trabalhe, nov.- novelo, cordões de t. - (direito e avesso em t.), p.m. – (direito em m., avesso em t.).

Execução:

• Frente e costas – Na ag. monte 74 p. e trab. 6 carr. em t. = (3 cordões de t.). Continue o trabalho no p. m. trabalhando os 3 p. das laterais em cordões de t. para o transpasse. A 40 cm desde o início, trab. para a formação da frente direita somente sobre os 19 primeiros p. da ag. e deixe os p. restantes a espera em uma ag. auxiliar. Arremate na lateral interna para a formação da cava, 1 vez 5 p.. A 50 cm desde o início, arremate na lateral direita para a formação do decote, 2 vezes 3 p.. A 20 cm desde o início da cava, arremate os p. restantes de uma só vez.
• Costas - Continue o trabalho sobre os 36 p. centrais, arrematando nos 2 lados, 1 vez 5 p.. A 20 cm desde o início das costas, arremate os p. restantes de uma só vez.
• Frente esquerda - Trab. igual a frente direita, invertendo os lados dos arremates.

Montagem e Acabamento:

Una os ombros, frente e costas. Com a ag. para crochê trab. o acabamento em crochê ao redor do decote e das cavas acompanhando o diagrama. Pregue os ganchos nas frentes para o fechamento, acompanhando o modelo.









quinta-feira, 10 de março de 2011

Receita: Tapete Retangular Rosetas Coloridas



Material:

•1 novelo do Fio Zaira Estilotex 4/6 ordem FBD 001 (400g) nas cores: verde abacate (3), mostarda (22), verde (7), laranja (24), rosa (27), vinho (29), lilás claro (31), lilás (33), lilás médio (34), salmão (35) e lilás escuro (36).
•Fio de barbante 4/6 (400g), 1 novelo cru.
•Agulha para Crochê de 4,5mm
•Agulha de tapeçaria


Abreviaturas e pontos empregados:

•p. – ponto; corr. – correntinha; p.bx. – ponto baixíssimo, p.b – ponto baixo, p.a – ponto alto, pico: (3 corr., 1p.bx. na 1º corr.); carr. – carreira; rep – repita ou repetição; trab – trabalhe.
Execução:

Usando o fio de barbante cru e agulha de crochê de 4,5mm inicie a peça com um cordão de 32 corr. Faça na 1º carr.: 1 corr., 31 p.b.. Da 2ª carr. Até a 34ª carr., continue seguindo o diagrama 1, trab. Em carr. De ida e volta, reserve a peça. Rosetas: Usando o fio Zaira na cor indocada na legenda de cores e agulha de crochê de 4,5mm, inicie a peça com um cordão de 6 corr., 1 p.bx., para fechar a carr.. Faça na 1ª carr.: 1 corr., *1 p.b., 3 corr.*, rep. De *a* por mais 7 vezes, 1 p.bx. para fechar a carr. Da 2ª carr. Até a 7ª carr., continue seguido o diagrama 2, observando a legenda de cores para compor cada roseta.

























Receita: Casaqueto – Fio Velour



Confecção: Paula


Material:

•FIO: Velour QUANTIDADE/COR: Bege 0020 / 4 novelos (400g)
•Agulhas para tricô retas: 16 mm
•Agulha de crochê para costura: 9mm
•Agulha auxiliar para tranças


Abreviaturas e pontos empregados:

ag = agulha ; arrem= arrematar ; av= avesso ; carr= carreira ; cd= cada ; ct= cordão de tricô ; dim= diminuindo, diminuir dir= direito; jt = juntos em tricô ; laç= laçada ; m= meia ;p= ponto ; sf= sem fazer ; t= tricô ; trab = trabalhar

cordão de tricô: avesso e direito em meia

Amostra: em cordão de tricô: 6p=10cm

NOTA: o modelo é tricotado numa peça única que será costurada nas laterais.

Inicia-se pelas costas e termina-se na frente

Execução:

Costas:

Na agulha 16mm montar 20 p e trab 35 cm em ct (22 carr).
Para formar o decote das costas arremate os 10p centrais e trabalhe cada lado separadamente (5p para cd ombro).
Continue em ct aum 1p a cd 8 carr por 3 vezes para formar o decote da frente.
Trabalhe mais 2 ct e faça a curva da frente da seguinte maneira:
Trab 7p e volte
Trab 6p e volte
Trab 5p e volte
Seguir assim até não sobrarem pontos.
A partir daí começar o trabalho inverso até repor todos os p em trabalho.
Arrematar.
Retome os pontos do outro ombro e trabalhe como na primeira parte da frente só que de maneira inversa.

Acabamentos:

Fazer uma trança com 4p, trançando, com o uso de uma ag auxiliar, 2p pela frente do trabalho a cada 8 carr.
Trabalhar até o comprimento equivalente à circunferência da cava.
Repetir para a outra cava.

Fazer outra trança para dar acabamento à toda volta do casaqueto.

Modo de armar: unir os 8 p do final da frente com 8 ct da lateral conforme esquema, com a agulha de crochê pelo avesso, com correntinhas.



Enfeite de Porta coelha mimosa | Sabor de Vida 25.02.2011

domingo, 6 de março de 2011

Artesanato Caixa forrada no Sabor de Vida

Receita: Regata com Costas Nadador – Linha Mambo Aslan


Material:

•6 novelos de Mambo preto cor nº 0019
•Agulhas tricô 5mm
•Agulha Tapestry nº 18
•2 fivelas prateadas grandes
•Agulha de espera de pontos
•Agulha de crochê 3mm

Pontos empregados:

•tricô (direito e avesso em tricô) = tr
•meia (direito em meia, avesso em tricô) = m
•crochê = ponto caranguejo = igual ao ponto baixo, só que da direita para a esquerda)

Execução:

Frente: colocar 70 pontos na agulha e trab. 8 carr em tr. Mudar para o PT. m. e a cada 20 carr. dim. 1 pt. de cd ld por 5 vezes = total 60 pontos. Fazer mais 10 carr em m e dim. no começo de cada carr no lado das cavas, 2 vezes 3 pt, 2 vezes 2 pt e 1 vez 1 pt = total 38 pontos. Quando terminar de fazer as dim. das cavas começar o decote da seguinte maneira: trabalhar 15 ptos em m, arrematar 8 pt e trab os outros 15 pt em m. Deixar os 1ºs 15 ptos em ag de espera. No lado do decote dim. 5 vezes 2 ptos a cada começo de carr no lado do decote. Sobram 5 pontos. Fazer mais 10 carr com esses 5 ptos e arrematar. Recolocar na ag os 15 ptos da agulha de espera e trabalhar do mesmo jeito da parte acima (decote).

Costas = igual à frente até as cavas. Para as cavas em estilo nadador, fazer as seguintes dim.: 6 ptos de cada lado, sempre no começo das carr, por 1 vez. Dim. 5 ptos. 1 vez, 4 ptos. 1 vez, 3 ptos. 1 vez, 2 ptos. 1 vez e 1 pto 1 vez = total 18 ptos. Seguir reto (sem diminuições) por 20 carr. Daí aumentar 1 pt cada começo de carr por 5 vezes = total 28 ptos.

Alças: mudar para o ponto tricô. Trabalhar em tr por 7 ptos, arrematar 14 ptos e tricotar 7 ptos. Por os 1ºs 7 ptos em ag de espera e tricotar os últ 7 ptos em tr por 45 carr. Daí dim 1 pto de cd lado, em todas as carr (começo e final de cada carr) até sobrar 1 pto. Arrematar. Fazer a outra alça (os 7 pts em ag de espera) igual.

Palas laterais = fazer 2 vezes (para que a blusa fique em formato godê, de bata, embaixo) = Colocar 30 pontos na agulha de tricô e trab 8 carr em tr, depois mudar para o pto m e dim 1 pto de cada lado, no direito, a cada 4 carr, até sobrar somente 1 pto. Arrematar.

Acabamento:

Fazer em volta das cavas e dos decotes (frente e costas) 1 carr de pto caranguejo. Costurar as laterais. Com a agulha de crochê fazer 2 prendedores de alças da seguinte maneira: 3 corr + 1 para virar, trabalhar 16 carr de pb e costurar nas pontas para fechar em anel, por cima da alça da blusa pronta, um em cada alça. Com a agulha Tapestry costurar as alças nas fivelas. Costurar as palas nas laterais e costurar as laterais da blusa.

Receita: Manta Branca Pingouin – Linha Ibiza e Linha Tropfil


Material:

•PINGOUIN IBIZA – 5 bolas na cor 002 (branco);
•PINGOUIN TROPFIL – 3 bolas na cor 002 (branco);
•ag. para tricô nº 5;
•ag. para crochê nº 2.

Pontos empregados:

•Cordão de Tricô – direito e avesso em t. Ponto Meia – direito em m., avesso em t. Ponto Fantasia – 1ª carr.: * 2 t., 2 m. * ; repetir de * a * terminando com 2 t. 2ª, 4ª e 6ª carr.: acompanhando o p. 3ª carr.: * 2 t., 1 m., 1 laç., 1 m. * ; repetir de * a * terminando com 2 t. 5ª carr.: * 2 t., 3 m., passar o primeiro dos 3 m. feitos sobre os 2 m. seguintes * ; repetir de * a * terminando com 2 t. Repetir sempre da 3ª à 6ª carr. Correntinha (corr.). Ponto Baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e passá-lo diretamente no p. da ag. Ponto Baixo (p.b.) – introduzir a ag., laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p. Ponto Alto (p.a.) – 1 laç., introduzir a ag. e puxar o p., 1 laç., rem. 2 p. e com outra laç. rem. todas as laç. na ag.


•AMOSTRA: um quadrado de 10 cm em p. meia com 1 fio Ibiza e 1 fio Tropfil juntos = 18 p. x 25 carr.

Execução:

A peça é feita com 1 fio Ibiza e 1 fio Tropfil tricotados juntos.

Montar 106 p. e trabalhar em cordão de tricô por 5 cm. Em seguida, trabalhar no conjunto dos p. da seguinte maneira: 12 p. em cordão de tricô, 30 p. em p. meia, 22 p. em p. fantasia, 30 p. em p. meia e 12 p. em cordão de tricô. A 55 cm do início, trabalhar em cordão de tricô sobre todos os p. até obter 60 cm do início. Rem.

Modo de Armar:

Com o fio Ibiza, fazer 1 carr. de p.b. contornando toda a peça e depois fazer o biquinho, seguindo o gráfico


Chinelo com Decoupage em Tecido - Poá Lilás - 17




Chinelo com Decoupage em Tecido Flores - 16




Chinelo com Decoupage em Tecido - 15





Chinelinho Bordado Infantil - 4




Chinelinho Bordado Infantil Moranguinho 3




Chinelinho Bordado Infantil Moranguinho 2




Chinelo Bordado Preto com Roxo - 94




Chinelo Bordado Roxo com Branco - 93




Chinelo Bordado Preto com Branco - 92




Chinelo Bordado Preto com Branco - 91




Chinelo Bordado Areia - 90




Chinelo Bordado Azul Claro - 89